Os casos de infecção pelo vírus Sars-Cov-2 voltaram a crescer no Ceará. Entre 15 de maio a 15 de junho, cinco municípios apresentaram taxa acima do 130 por 100 mil habitantes. Guaramiranga é o município que mais registrou casos sendo 200 casos por 100 mil habitantes em segundo lugar, vem Santa Quitéria com taxa de 155,6. O município de Barbalha, ocupa a terceira colocação das mais altas taxas, com 149 por 100 mil habitantes. O levantamento foi feito pelo Diário do Nordeste.
Quixeré, possui taxa de incidência em 140 e, Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), fecha o Top-5, com taxa de 130,6 para cada 100 mil habitantes. A taxa de incidência é importante para estimar o risco de ocorrência de casos de Covid-19 na população desses municípios. O cálculo leva em conta o número de casos confirmados, dividido pelo número de habitantes e multiplicado por 100 mil.
A secretária de Saúde de Barbalha, Sheyla Martins, explica que o aumento nos casos “deixa [a cidade] em alerta, e reforça a importância de que as pessoas completem o esquema vacinal contra Covid-19”. A titular sugere ainda evitar aglomerações e destaca o uso da máscara e limpeza das mãos, como medidas eficazes contra o vírus. “Estamos em uma situação de aumento de casos, mas sem uma gravidade de casos e de UTI. E isso é graças as pessoas que estão vacinadas. Por isso, pedimos que a população procure os serviços de saúde e tome sua terceira ou quarta dose para que elas fiquem protegidas”.
*Com informações do Jornal Diário do Nordeste