O Cariri, considerado região referência no tratamento de câncer no Ceará, registrou cerca de 1.450 casos de câncer até a metade do mês de outubro de 2023. Os números foram coletados no painel de Oncologia – Brasil, na plataforma DataSus, do Ministério da Saúde, e levam em consideração as áreas descentralizadas de saúde de Icó, Iguatu, Brejo Santo e Crato, além de Juazeiro do Norte, que integram a Superintendência Regional do Cariri.
A região caririense é considerada uma das mais preparadas para atender a demanda no Ceará. Atualmente, o município de Barbalha concentra a maior quantidade de atendimentos encaminhados pelos 45 municípios que integram a superintendência: de acordo com o DataSus, 762 pessoas realizam tratamento no Município. O número de pessoas encaminhadas do Cariri para a capital chega a 57 – que são, em sua maioria, aqueles que iniciaram tratamento há mais tempo.
Para todo Ceará, conforme divulgado pelo governador Elmano de Freitas, é esperado, para o ano de 2023, 21 mil novos casos no Estado – do total, a região que apresenta o maior número de casos é a do Vale do Jaguaribe. Para combater a doença e oferecer o tratamento necessário, o governador anunciou, na primeira quinzena de outubro, proposta de tratamento em todo o Ceará: “Estamos propondo um plano de tratamento do câncer em todo o Estado, inclusive nas microrregiões, para que a gente possa estar o mais próximo possível do cidadão que vai fazer o tratamento”, informou, ao anunciar que os investimentos previstos são de R$ 273 milhões.
- Fonte> Jornal do Cariri