Nessa quarta-feira, 09, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor, notificou representantes de supermercados e produtores de alimentos para pedir explicações sobre o aumento no preço dos alimentos da cesta básica. Eles terão cinco dias para fornecer as justificativas na alta dos preços praticados, por exemplo, na venda do arroz.
A Senacon, a partir das explicações, vai apurar se houve abuso de preço e/ou infração aos direitos dos consumidores. Uma eventual multa pode ultrapassar os R$ 10 milhões.
Segundo o Governo Federal, apesar do “aumento de valores foi notado especialmente em relação ao arroz que, apesar dos positivos volumes produtivos da última safra, sofreu diminuição da oferta no contexto global, o que ocasionou elevação no preço”.
A secretária nacional do Consumidor, Juliana Domingues, através de nota, destacou a necessidade de identificar as causas do aumento para decidir sobre as medidas que serão utilizadas para conter os avanços no preço.
Além da notificação, a secretaria vai debater com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Economia as medidas para reduzir o aumento nos preços dos alimentos.