Os secretários da pasta do Turismo envoltos no programa “Rota Cariri”, estiveram reunidos nesta quarta-feira (20), em Juazeiro do Norte, para discutirem acerca das potencialidades e os principais desafios do turismo em cada cidade, principalmente neste momento da pandemia do novo coronavírus. Na oportunidade, o prefeito Glêdson Bezerra (PODE), esteve presente para reforçar a necessidade de diálogo entre os secretários e a união do setor no Cariri.
O encontro reuniu, além do secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, Pr. Paulo Cesar de Lima Andrelino, o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato, Rafael Aureliano Gonçalves Branco; secretário de Turismo e Cultura de Barbalha, Isaac Luna; secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Olinda, Willyam Luxo; secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Ypsilon Rodrigues Feliz, e o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Assaré, Tony Almeida.
Os gestores da pasta, além explanarem sobre os atuais recursos turísticos e a situação de investimentos na área em cada município, firmaram acordo para próximos encontros a fim de discutir as demandas da criação do roteiro turístico que contemple percurso fora do litoral cearense.
Junto aos seis secretários, Glêdson reforçou o papel destes em fomentar a cultura e o turismo caririense, e os convocou a dar o primeiro para concretizar a Rota Cariri neste período de retomada gradual da economia.
“O envolvimento destes secretários fará com que possamos otimizar o turismo, que inegavelmente é um caminho curto na geração de emprego, na produção de renda, e vender, no bom sentido, o nome da nossa região e otimizar esse potencial maravilhoso que temos. Devido essa baixa estação prolongada que tivemos depois desse terrível vírus, nossos secretários devem se reunir, planejar, e buscar estratégias técnicas para serem apresentadas a nós, políticos, de como a gente deve proceder no pós-pandemia. Inegavelmente, a pandemia trouxe além de mortes, desemprego e crise econômica. Uma das melhores alternativas para conseguirmos recuperar a nossa economia é através do turismo”, ressaltou o prefeito de Juazeiro do Norte.
Potencialidades pós-pandemia
Padre Paulo, religioso que é o atual secretário de Turismo e Romaria do município, mediou o encontro. Em fala ao Portal Badalo, ele destacou, dentre outras coisas, o formato em que vem assumindo a pasta neste início de gestão, bem como os desafios para com os eventos religioso, principais focos de visitação e turismo na cidade.
“O turismo, por mais que a pandemia tenha chegado, existe de forma ainda muito sutil e discreta, e agora começamos a perceber o turismo já respirando um pouco mais aliviado, gerando expectativas de uma ação e eficácia a partir dessa chegada da vacina. Nosso primeiro desafio agora foi com a Romaria das Candeias, segunda maior da cidade, sendo que e ela acaba trazendo romeiros de diversos lugares. Porém, os donos de ranchos e hotelarias tem tido o cuidado necessário para o bom acolhimento do turista e do romeiro que vem a Juazeiro. O comércio também está funcionando, com todos os cuidados a saúde e na conscientização, que temos feito junto as demais pastas”, ressalta o secretário.
Nova Olinda atualmente concentra a maior parte dos equipamentos de cultura que mais tem movimento turístico fora das cidades do Crajubar. Um dos destaques explanados foi quanto o fluxo de turístas que transita pela Região Metropolitana do Cariri, e que pode ser aproveitado pelos demais municípios no entorno do Crajubar. A cidade se prepara, segundo o secretário Willyam, para voltar receber turistas dentro de todas as conformidades diante da situação pandêmica. Ele informa ainda que prevê ainda neste semestre a retomada do turismo.
“A reunião foi bastante proveitosa, pois discutimos as ações como um todo. Em se tratado de Nova Olinda, dispomos de três museus orgânicos, sendo uma das cidades da região que mais recebe turistas internacionais. Acredito que a partir desse primeiro encontro surgirão várias ideias, que serão discutidas num segundo encontro, onde poderemos levar propostas para o governador. Permanecemos com os museus fechados, de certa forma. O município está se preparando para ter condições de receber turistas, conforme haja liberação, e já está preparado para as novas condições pós-pandemia. Prevemos a retomada gradativa do turismo nesse primeiro semestre”, ressaltou o gestor da pasta, que a assume pela segunda gestão consecutiva.
Fonte> Badalo.com.br