A Prefeitura municipal da cidade do Crato quer que o legislativo local aprove autorização para contrair empréstimos de até 30 milhões de reais. Nessa segunda-feira, 27, o secretário de finanças do município, Carlos Eduardo Marino, fez a apresentação do projeto e defendeu a sua aprovação. O valor é dividido em duas transações financeiras sendo uma para investimentos em vias do município e a segunda para aquisição de equipamento para modernização da gestão.
A história, na verdade, se repete com o que ocorreu em dezembro de 2017, quando a Câmara autorizou o município a contrair dívida junto a financeiras com a mesma finalidade. O que muda de antes para agora é que o antigo programa PMAT foi extinto e as regras do programa FINEM devem nortear as regas da transação neste momento. As agencias financeiras também mudam saindo de operadoras financeiras intermediárias e agora a operação é direto com o BNDES.
O secretário defende que a modernização dos setores administrativos da gestão municipal representa eficiência e otimização na arrecadação e no atendimento ao público. Ele falou sobre o primeiro empréstimo que está relacionado a um projeto de requalificação da entrada da cidade. O secretário destacou que ao longo do tempo o município se manteve saneado, o que garante comprometimento de até 300 milhões de reais.
A modernização, entre outras coisas, deve envolver a integração digital entre os prédios públicos do município com um Cinturão Digital, em fibra óptica. Ele revela que está sendo feito o estudo para a implantação de 30 mil metros de fibra entre os órgãos. A aquisição de computadores e treinamento de pessoal também está entre os gastos resultante do empréstimo.
Fonte> Badalo.com.br