Enquanto no Brasil o carro e o ônibus lideram como principais meios de transporte para o trabalho, no Cariri o cenário é outro: a moto domina as ruas. Dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE, mostram que a motocicleta é o veículo mais utilizado pelos trabalhadores na maioria dos municípios da região.
Em cidades como Salitre (59%), Aurora (55%) e Nova Olinda (52%), mais da metade da população vai de moto ao trabalho. Já em Abaiara, Brejo Santo e Mauriti, o percentual chega a 50%. O uso das motos é impulsionado pela praticidade, baixo custo e pela ausência de transporte público em muitas localidades.
O deslocamento a pé aparece como a segunda forma mais comum de locomoção em cidades menores, como Altaneira, Santana do Cariri e Farias Brito. Já o carro ocupa o terceiro lugar, enquanto o uso de ônibus é mínimo — não passando de 2% na maioria das cidades.
O estudo revela a forte dependência das motocicletas no dia a dia dos trabalhadores caririenses e expõe a carência de transporte público estruturado. A predominância desse meio também acende o alerta para o aumento dos acidentes de trânsito na região.
- Fonte> opovocbncariri