O Ministério Público do Ceará (MPCE) expediu, na última sexta-feira (10), uma recomendação à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) para reforçar o controle sobre o uso da frota de veículos do órgão. A medida foi tomada após investigação da 15ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte apontar que um ex-coordenador do Centro Socioeducativo de Semiliberdade teria utilizado um carro oficial para fins particulares.
De acordo com o inquérito, o gestor — que também foi candidato a vereador nas últimas eleições — usou o veículo da unidade em diversos finais de semana, feriados e pontos facultativos entre janeiro e março de 2024. O carro chegou a ser rastreado em cidades como Fortaleza, Chorozinho e Itapipoca, inclusive durante o período do Carnaval.
Mesmo após ser advertido formalmente pela Seas, o uso indevido continuou. Em março, o promotor responsável flagrou o servidor utilizando o veículo oficial em frente a um prédio comercial, onde funcionaria um escritório político de um aliado.
Diante disso, o MPCE recomendou que a Seas adote, em até 30 dias, medidas como: implantação de diário de bordo eletrônico, sistema de rastreamento por GPS e auditorias periódicas para cruzar dados de deslocamento e consumo de combustível.
A recomendação se estende a todos os centros socioeducativos do Estado e também foi encaminhada à organização social Comitê para Democratização da Informática (Reload), que atua em regime de cogestão com a Seas em Juazeiro do Norte.