O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) será reconduzido ao comando da Casa, em uma costura que envolveu base do governo e oposição. Ele deve ser candidato único e já resolveu a indicação dos membros da Mesa Diretora.
Evandro é filiado ao PDT e homem de confiança do governador Elmano de Freitas (PT). Nas últimas eleições, após o racha entre os dois partidos, manteve-se ao lado de Elmano, assim como um grupo de pedetistas.
Pela proporcionalidade, os partidos mais beneficiados foram PDT e PT, que fizeram as maiores bancadas na Casa.
ARTICULAÇÕES
Na composição, à qual está coluna teve acesso com exclusividade em conversa com o presidente, não há propriamente novidades, mas sim a confirmação de articulações que ocorrem desde dezembro passado.
O MDB, comandado no Estado pelo deputado federal Eunício Oliveira, ficará com a 1ª Secretaria, responsável pelas questões de pessoal e patrimônio do Legislativo.
Inicialmente, havia expectativa de que o PT ocupasse o cargo, mas a costura política modificou o cenário. Danniel Oliveira é o escolhido.
A única pendência partidária é relativa ao União Brasil, que ocupará a 4ª Secretaria. Ainda há indefinição sobre quem ocupará o cargo, se Firmo Camurça ou Oscar Rodrigues.
VEJA A COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA
- Presidente – Evandro Leitão (PDT)
- 1º vice-presidente – Fernando Santana (PT)
- 2º vice-presidente – Osmar Baquit (PDT)
- 1º secretário – Danniel Oliveira (MDB)
- 2º secretário – Juliana Lucena (PT)
- 3º secretário – João Jaime (PP)
- 4º secretário – União Brasil (Firmo Camurça ou Oscar Rodrigues)
- 1ª Vogal – Stuart Castro (Avante)
- 2ª Vogal – David Durant (Republicanos)
- 3ª Vogal – Marta Gonçalves (PL)
Fonte> Diário do Nordeste