Na manhã deste domingo (1°), Elmano de Freitas (PT) e Jade Romero foram empossados governador e vice-governadora do Ceará, respectivamente. Eles chegaram por volta das 8h10 na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), para sessão extraordinária que marca a posse.
Uma hora depois, no Palácio da Abolição, começou a cerimônia de transmissão do cargo da ex-governadora Izolda Cela para o novo gestor.
Elmano, que é ex-deputado estadual, fez seu primeiro discurso oficial no Parlamento. Ele se emocionou ao falar da família, defendeu o diálogo entre os poderes e fez homenagem aos seus antecessores no cargo, Izolda Cela, Camilo Santana (PT) e Cid Gomes (PDT).
O governador chegou à Assembleia acompanhado da esposa, Lia Freitas, e da filha, Maria Beatriz, de 4 anos. A vice-governadora Jade Romero também acompanhou o cortejo, acompanha do esposo, Marcelo Paz.
Camilo Santana (PT) ex-governador e ministro da Educação, acompanhou a cerimônia na Assembleia, representando os ex-governadores do Estado. Também estiveram presentes, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Nailde Pinheiro, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Valdomiro Távora.
Elmano deve ir a Brasília, acompanhado do senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e outros aliados, para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O mandato do governador Elmano de Freitas (PT) e da vice-governadora Jade Romero (MDB) será mais longo do que o de seus antecessores. Os dois terão cinco dias a mais no comando do Governo do Ceará, já que a data da posse de novos chefes do Executivo foi alterada para ocorrer sempre ao dia 6 de janeiro. Assim, o primeiro mandato de Elmano e Jade vai até 5 de janeiro de 2027.