A prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) está cobrando taxas para que os ambulantes comercializem produtos no centro de Juazeiro do Norte. De acordo com o órgão, o valor simbólico é cobrado conforme as leis do município.
Segundo o vendedor José Cosme, os preços são absurdos. “Eu estou pagando R$ 70,00 por mês, um absurdo, tem dia que a gente não vende nada por causa do comércio fraco e a gente só pode ficar aqui se pagar, se não eles tiram o nosso direito de trabalhar e levar sustento pra casa. Os donos das lojas até dão um jeito de nos ajudar permitindo que a gente coloque nossa mercadoria na porta da loja. Até pra trabalhar a gente é perseguido. Querem tirar o pouco que a gente tem de todo jeito”, reclamou.
O diretor da Semasp, Paulo Menezes, informou que os valores cobrados são para a ocupação de espaço. “Uma equipe de Fiscalização faz um acompanhamento dos ambulantes para que possam utilizar adequadamente os espaços públicos, atendendo as orientações do Prefeito Arnon Bezerra e do Secretário de Meio Ambiente, Luiz Ivan Bezerra” ressaltou.
Em relação a taxa, Paulo Menezes informou que são valores cobrados para ocupação de espaço acompanhado de um alvará mensal, o qual objetiva evitar que todas as calçadas estejam ocupadas de maneira irregular por comerciantes informais. A medida, segundo o diretor, também visa evitar transtornos aos transeuntes. “São taxinhas por ocupação de espaço, a pessoa é localizada e tira uma taxinha simbólica acompanhada de um alvarazinho precário mensal. Isso evita que todas as calçadas estejam ocupadas de maneira irregular por comerciantes informais e evita transtornos aos transeuntes”, finalizou.
Fonte>caririnoticias.com.br