Aos 25 anos, a advogada Shayana Sarah Mousinho, natural do Crato, alcançou um marco histórico para o Cariri e para o Ceará. Formada em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Shayana foi aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), um dos mais concorridos do Brasil, com cerca de 9 mil candidatos disputando apenas 50 vagas.
A jovem conquistou o 8.º lugar entre os candidatos cotistas, tornando-se a primeira mulher caririense e a pessoa mais jovem do Ceará a ingressar na carreira diplomática. O resultado foi homologado no dia 5 de novembro, em Fortaleza.
A trajetória acadêmica de Shayana sempre se destacou. Concluiu a graduação em Direito aos 21 anos pela Urca, é especialista em Direito Constitucional pela mesma instituição e atualmente é mestranda em Direito Internacional pela Universidad Católica Argentina (UCA). Atuou ainda como professora da Urca no campus de Iguatu e hoje integra o Ministério Público de Juazeiro do Norte.
A aprovação veio após um ano e meio de preparação intensiva — um tempo considerado excepcional, visto que a média nacional para aprovação no CACD gira em torno de cinco anos. Nesse período, Shayana dedicou cerca de oito horas diárias aos estudos.
Com a posse prevista para os próximos 60 dias, em Brasília, ela iniciará sua formação no Instituto Rio Branco, dando os primeiros passos oficiais na carreira diplomática brasileira.









