A Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE) aprovou em resolução desta terça-feira (18), ad referendum, a relação de municípios cearenses elegíveis ao recebimento de doses da vacina produzida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech.
Na resolução n°55/2021, o CIB/CE expõe a lista com os 25 municípios cearenses que, além da capital Fortaleza, que já está aplicando o imunizante, estariam aptos ao recebimento dos mesmos. Quatro são do Cariri: Barbalha, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte.
As demais 21 cidades cearenses são: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Maracanaú, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.
De acordo com a Pfizer, a vacina desenvolvida em parceria com a BioNTech é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. É necessário manter a vacina em temperatura de -70° C durante o transporte, para que o imunizante não perca sua eficácia. O fármaco americano é o único a obter registro para uso definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
À nossa reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau), através de sua Assessoria de Comunicação, confirmou a elegibilidade e afirmou que o armazenamento na cidade será feito com auxílio de refrigeradores emprestados pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (URCA).
Já a Sesau de Crato afirmou que, na cidade, o armazenamento se dará com apoio da URCA, e que a gestão municipal dialoga com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
Ainda não foram divulgadas informações sobre o armazenamento por parte dos outros dois municípios caririenses considerados elegíveis pela resolução da CIB/CE.
Fonte: Site Miséria