Os estudantes do ensino médio público do Ceará obtiveram o melhor desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática desde 2012, conforme o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2019. Os dados analisados são em relação aos resultados jovens da 3ª série.
O melhor resultado foi em Língua Portuguesa, que saiu de 251,6 pontos em 2012, alcançou 271,6 em 2018 e chegou a 278,2 no ano passado. O percentual de alunos nos níveis intermediário e adequado da disciplina subiu de 33,3%, em 2012, para 55,1% em 2019. Além disso, o percentual de estudantes no padrão muito crítico era de 31,2%, caindo para 13,3% em 2019.
Na disciplina de Matemática os resultados foram os seguintes: Enquanto no ano de 2012 o desempenho correspondia a 260,7, em 2018 foi para 272,5 e no ano passado alcançou 274,3. Além disso, o percentual nos níveis intermediário e adequado alcançou 27,1%, diferente dos 23% demonstrados em 2012. Foi verificada ainda uma redução nos padrões muito crítico, de 47,8% em 2012 para 41%, no ano passado.
Atualmente, a rede pública estadual conta com 728 escolas e 423 mil alunos.