O Vereador Lucas Gonçalves Brasil deu entrada na Câmara Municipal do Crato com um projeto que autoriza a criação do Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência, órgão que será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
Ao site Cariri em Noticias Lucas Brasil afirmou que o Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência, tem como função atender, orientar e identificar as demandas relacionadas à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das Pessoas com Deficiência e a sua família, avaliando as demandas e encaminhando-as para os serviços nas diversas áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras, permitindo o acesso aos benefícios e aos programas e serviços existentes no município, visando à promoção da inclusão social. Deverá promover atividades de sensibilização e alinhamento conceitual sobre a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das Pessoas com Deficiência, seus direitos, legislação, além de capacitação e formação para os profissionais da rede através da articulação entre as secretarias municipais.
O projeto do Vereador Lucas propõe que o Centro de Referência deverá contar com uma rede de atendimento multidisciplinar, devendo ser implantado programa próprio com objetivo de possibilitar o diagnóstico precoce da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das Pessoas com Deficiência. Poderá ainda, implantar terapias convencionais e inovadoras, com finalidade de contribuir com o desenvolvimento integral de todos os atendidos.