A Prefeitura do Crato divulgou, nesta quinta-feira (23), uma nota à imprensa sobre a Operação Clean Code, deflagrada pela Polícia Federal (PF) para combater crimes de fraude bancária digital, lavagem de dinheiro, associação criminosa e invasão de dispositivos eletrônicos. Embora os mandados tenham sido cumpridos no Rio de Janeiro, as investigações apontam ligação com uma unidade escolar do município do Crato, na região do Cariri.
De acordo com a PF, o caso envolve o desvio de recursos públicos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que, ainda em 2023, a direção da escola identificou uma movimentação bancária irregular na conta do programa e, imediatamente, comunicou o banco, registrando um Boletim de Ocorrência.
A Prefeitura destacou que, após contestação, os valores foram integralmente restituídos, sem causar prejuízo financeiro à instituição. As investigações seguiram sob responsabilidade da Polícia Federal, que cumpriu mandados nesta quarta-feira (22).
A gestão municipal reforçou que a escola ainda não foi notificada pela PF, mas está à disposição para colaborar com as investigações. O nome da unidade escolar não foi divulgado.









