Em desenvolvimento contínuo e acelerado. É assim que está o Crato, com obra em cada canto da cidade. Ao mesmo tempo em que o novo avança, o passado se reinventa mais imponente para fortalecer a identidade do povo cratense.
As frentes de serviço, em bairros e distritos, nas zonas urbana e rural, contemplam áreas como Educação, Infraestrutura, Assistência Social e Cultura. Hoje, dos principais projetos do Município, pelo menos dez estão em execução.
É o caso da requalificação do Canal do Rio Grangeiro, uma das maiores obras estruturantes da região do Cariri, além da reconstrução do Mercado Wilson Roriz, da restauração dos Museus e da revitalização do Centro Cultural do Araripe (Largo da RFFSA), no Centro. Também da reforma e ampliação da Creche Padre Frederico Nierhoff, no São Miguel; da construção de praças, da Escola padrão FNDE com 13 salas, no Muriti, do CRAS Alto da Penha, de oito reservatórios d’água e de três passagens molhadas, sendo que a da Cutia, na Ponta da Serra, já foi concluída.
“Tanta transformação anima a gente. A expectativa é de um futuro muito promissor”, destaca a fisioterapeuta Cleydianne Meneses. A mãe dela, Fátima Saraiva, complementa: “De tijolo em tijolo, ganha forma um Crato inédito, onde a preservação da história e da tradição se harmoniza com a contemporaneidade. Os olhos brilham e o coração se enche de orgulho”, ressalta a professora aposentada. As duas gerações são cratenses e moram na terra natal.
Segundo o Secretário de Infraestrutura do Crato, Lucas Maximino, a maioria das obras são realizadas com recursos próprios do Município. Mas, ele enaltece a parceria com o Governo Federal e Estadual. “Graças a ela, em breve, outros projetos impactantes para os munícipes serão executados, a exemplo da construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde, no Sertãozinho e no Conjunto Madre Feitosa, do CAPS Infantil, no Seminário, da Escola de Ensino Médio integral, no bairro Nossa Senhora de Fátima, e da nova Rodoviária”, pontua o titular da Seinfra.
O que está por vir reforça que o Crato não para de se desenvolver. E a melhoria da qualidade de vida da população acompanha o desenvolvimento.
- Texto: Aline Menezes