O Vereador Marquim do Povão apresentou um importante projeto de lei indicativo em que fica incluso no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 os tutores e cuidadores de pessoas com deficiência.
Segundo Marquim do Povão a inclusão de pais e cuidadores de pessoas com deficiência como prioridade é de extrema urgência, visto que lidam com indivíduos com imunodeficiência, com maiores riscos de infecção respiratória viral e/ou outras comorbidades, assim como também tem dificuldades em usar máscara por ter baixa compreensão, por conta da deficiência intelectual, ficando ainda mais vulneráveis, sendo assim estão suscetíveis a forma mais grave da doença e não há perspectiva de vacinação para eles.
Marquim do Povão afirma ainda no projeto que a proposta de vacinar tutores e cuidadores é com o objetivo de criar para essas crianças e adolescentes um ambiente mais seguro possível.
Neste projeto estão inseridas as seguintes doenças intelectuais: Síndrome de Down, Alzheimer; Transtorno do espectro do autismo (TEA, doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.
O projeto indicativo de Marquim do Povão inclui os genitores, tutores, curadores, cuidadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros que auxiliam nos cuidados e bem-estar de pessoas com deficiência intelectual, devidamente identificadas em laudo médico