A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi premiada nesta quinta-feira (18), em Fortaleza, no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
O município concorreu ao prêmio com dois projetos, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na categoria desburocratização, e com o projeto, Melhoramento genético bovino categoria: inclusão produtiva, que levou o primeiro lugar nesse segmento.
Esta é a 12ª edição do prêmio que a cada dois anos escolhe as prefeituras que se destacaram com projetos voltados a melhorar o ambiente de negócios no seu município, com projetos voltados ao empreendedorismo e a governança. Depois de inscritos os projetos passam por uma avaliação, que inclui etapas de habilitação, pré-seleção e visita técnica ao município. Os vencedores com primeiro lugar seguem para a disputa nacional com cerimônia de premiação prevista para julho de 2024.
A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito, Zé Ailton Brasil; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Melo; com os secretários de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, e Finanças e Planejamento, Rildon Salviano, além da agente de desenvolvimento do município, Carla Ísis.
De acordo com o secretário Ary Melo, a indicação é o reconhecimento do comprometimento da gestão em fomentar o desenvolvimento na cidade através do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios. “Essa é uma conquista inédita para o município por ser a primeira vez que o Crato é premiado. Desde que iniciamos o projeto Cidade Empreendedora, em parceria com o Sebrae, conseguimos promover diversos cursos, capacitações e projetos para atender a população”, disse o secretário.
O Projeto de Melhoramento Genético foi idealizado pelo prefeito Zé Ailton, redimensionando a pecuária no Crato, garantindo aos pequenos produtores melhores condições de manejo para o seu rebanho, requalificando o setor no municipío, beneficiando atualmente dezenas de criadores de bovinos, em Crato.