A Caixa Econômica Federal vai realizar um leilão de resíduos sólidos do Comares, o Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Comares Crato). A previsão é que o certame ocorra no segundo semestre de 2022.
O Comares Crato responde pelos municípios cearenses de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
Na última quinta-feira, 14, o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), de Minas Gerais, foi leiloado e arrematado pelo Grupo Esse.
“Há outros consórcios que estão começando, em fase inicial, que foram escolhidos em processo de chamamento público. O leilão da Convale vai ser exemplo para os demais consórcios”, ressaltou a vice-presidente da Caixa, Tatiana Thomé Oliveira, em entrevista ao Valor.
A executiva também chegou a falar de eventuais questionamentos do certame. “Há várias empresas na região que ficaram com dúvida se serão prejudicadas. Todo leilão tem esse tipo de ação das empresas, com questionamento. Mas todos foram fracos”, pontou.
Consórcios no Ceará
Até 2018, o Ceará contava com 26 consórcios de resíduos sólidos, conforme a Secretaria das Cidades do Governo do Estado. Nesse sentido, dos 184 municípios cearenses, 168 encontravam-se consorciados – 143 por iniciativa do Estado e 25 por iniciativa dos municípios. Seis não se associaram em consórcio por existir acordos bilaterais na Região Metropolitana de Fortaleza, quatro decidiram não aderir ao modelo de consórcio e seis não puderam se consorciar.
Fonte> www.focus.jor.br