Um dos principais membros da base aliada do governo Zé Ailton Brasil, em Crato, Roberto Anastácio (Bebeto), se disse insatisfeito com atitudes da gestão Cratense. Durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira, 26, o parlamentar usou a tribuna e protestou contra um projeto de iniciativa do executivo que, na prática, derruba uma iniciativa sua sobre descontos para devedores da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC).
Durante a sessão, deu entrada na Casa o projeto que estabelece o Programa de Parcelamento Social, com intenção de promover a regularização da situação de devedores da Saaec. No entanto, Bebeto já havia colocado projeto semelhante, que acabou sendo atropelado pela iniciativa do executivo. Para o parlamentar, como base, ele foi desrespeitado e apesar de dizer que deve permanecer na base se disse extremamente magoado.
Bebeto protestou e disse que a câmara deve retomar a competência da estabelecer os valores de tarifas. O vereador apresentou falhas no projeto que passa a autonomia dos reajustes para o Conselho Municipal de Água e Esgoto do Crato. Com isso, uma de suas iniciativas será apresentar projeto com previsão de redução na tarifa de agua para os munícipes.
O projeto apresentado pela gestão estabelece descontos de até 100% em multas e juros, além de parcelamento em até 60 vezes. O PL de entrada na Casa e deve ser encaminhado para as comissões interna em seguida será posto em votação.