O Cariri é a região com a melhor qualidade de vida no Ceará, conforme o Índice de Progresso Social (IPS). O levantamento, divulgado este mês, avalia a qualidade de vida da população em todos os municípios brasileiros. Para isso, utiliza um conjunto de 53 indicadores. Cinco dos 10 municípios cearenses que mais contribuem para o bem-estar do indivíduo são do Cariri. Além disso, nenhum município caririense foi classificado nos níveis mais baixos.
Juazeiro do Norte é a cidade com a melhor qualidade de vida no Cariri e a segunda do Ceará, atrás apenas de Eusébio, e à frente de Fortaleza. Crato aparece logo após a capital, na quarta colocação. As demais cidades caririenses no top 10 são: Altaneira (6ª posição), Granjeiro (7ª) e Brejo Santo (9ª). Observando apenas as 29 cidades do Cariri, Salitre ocupa a última posição na região, seguida por Tarrafas, Missão Velha, Araripe e Porteiras, como as cinco últimas com os menores índices.
Segundo o IPS, progresso social é a “capacidade da sociedade em satisfazer as necessidades humanas básicas, estabelecer as estruturas que garantam qualidade de vida aos cidadãos e dar oportunidades para que todos os indivíduos possam atingir seu potencial máximo”. Coordenador do levantamento, Beto Veríssimo frisa que o estudo não visa analisar a situação econômica, mas social dos municípios. “Para o IPS, não interessa quanto o Município investe. Queremos saber o resultado, saber se, no final do dia, as pessoas estão vivendo melhor”, argumenta.
As cidades foram avaliadas com base em 53 indicadores agrupados em três dimensões principais: “necessidades humanas básicas”, que avalia o acesso a direitos humanos básicos, como saúde e habitação; “fundamentos do bem-estar”, que mede fatores relacionados ao meio-ambiente; e a terceira dimensão, “oportunidades”, mede o grau de liberdades individuais, que dizem respeito, por exemplo, a existência de preconceitos e hostilidades.
Apesar dos resultados, nenhum município caririense pontuou bem no quesito oportunidades. O indicador se refere à proteção dos direitos individuais, analisa se os caririenses são livres para fazer suas próprias escolhas, mede graus de inclusão social e o acesso à educação superior. Penaforte, Missão Velha, Antonina do Norte e Farias Brito estão nas últimas posições neste item. Com os resultados, o IPS espera fornecer subsídios para que as prefeituras tomem decisões em termos de planejamento, avaliação de programas e aperfeiçoamento de políticas públicas.
Fonte< Jornal do Cariri