Internos da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri) deram continuidade a sequência de aulões preparatórios para o Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos e o Exame Nacional de Ensino Médio, que serão aplicados nos dias 17 e 18 de outubro e 12 e 13 de dezembro de 2023, respectivamente.
As aulas organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Educação, ocorrem até o mês de novembro, em sete unidades prisionais do Ceará, divididas entre Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. As aulas são transmitidas, em tempo real, para os internos de todas as unidades prisionais do Estado do Ceará. São dois aulões mensais de 3 horas, com dois professores de disciplinas diferentes. Os aulões possuem 14 professores envolvidos, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
O objetivo é proporcionar aulas com conteúdos específicos exigidos no Encceja e Enem PPL, desenvolver estratégias pedagógicas para o perfil dos internos, estimular a participação ativa dos participantes, promovendo interação, debates e troca de conhecimentos, além de avaliar o impacto do projeto por meio de indicadores educacionais.
Neste ano, foram inscritos 13 mil internos, batendo o recorde de inscrição, representando 61,47% da população carcerária. O Ceará se tornou o ente da Federação com o maior número proporcional de alunos inscritos no ENCCEJA do Brasil. A Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri) inscreveu 600 internos, sendo 460 no ensino fundamental e 140 no ensino médio.
O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, comenta sobre o planejamento cuidadoso das aulas preparatórias para os internos. “Visando garantir a qualidade e a interiorização das ações educacionais, a SAP também realiza os aulões do ENCCEJA e Enem no interior do Estado. É importante olhar para o sistema prisional como um todo, oferecendo oportunidade para o maior número de internos. Enviamos os professores da própria Região Metropolitana de Fortaleza para fazer um intercâmbio e somar com os seus conhecimentos e saberes no preparatório do Enem do município de Juazeiro do Norte”, afirma.
A Coordenadora Regional de Desenvolvimento da Educação, Marfra Martins, fala sobre a importância da educação nas unidades prisionais. “Agradecemos ao Governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o apoio educacional propiciado ao sistema prisional. As ações desenvolvidas dão oportunidade às pessoas privadas de liberdade de reescreverem a sua história por meio da Educação pública de qualidade para todos. São aulas diárias, aulões para o ENCCEJA e ENEM, entre outras atividades, como forma de minimizar as desigualdades e na perspectiva de uma vida melhor e mais digna”, disse.
O interno da Unidade Prisional Regional do Cariri (UP-Cariri) , Lucas de Lima, agradece a oportunidade. “Gostaria de ressaltar a importância dessa ação conjunta entre a SAP e a SEDUC de nos proporcionar uma nova chance de vida através da educação. Esses aulões, além de ajudar nos exames, expande nossos conhecimentos. Muitos internos realmente buscam se ressocializar e acreditam no processo. E é exatamente isso que o sistema prisional, atualmente, nos oferece: uma segunda chance”, atenta.