O presidente Lula da Silva (PT) sancionou lei que permite que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) tenham funcionamento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Atualmente, o Ceará possui duas Delegacias de Defesa da Mulher funcionando neste regime, localizadas em Fortaleza e Juazeiro do Norte. No entanto, o sistema 24 horas também já está sendo implantado no município cratense.
De acordo com a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, a rede de apoio às mulheres vai além de órgãos repressivos, como as delegacias. Para Jade, o Crato possui ações importantes, com projetos voltados para escolas, em parceria com a Patrulha Maria da Penha.
Municípios que não possuem delegacias em defesa às mulheres funcionarão com atendimentos em delegacias comuns, com agentes especializadas. A vice-governadora explica que em algumas delegacias serão implementados os Núcleos de Apoio às Mulheres, como também as Salas Lilás. “Recentemente, em Santana do Cariri foi inaugurada a ‘Sala Lilás’, um equipamento municipal anexo ao CRAS, com apoio interligado à Casa da Mulher Cearense, para que o Estado possa tomar conhecimento dessas denúncias”, ressalta.
Fonte> Jornal do Cariri