O sistema de estacionamento rotativo Zona Azul será reintegrado no Município do Crato a partir de janeiro de 2026. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, Laércio Teles, em entrevista nesta quarta-feira (17).
De acordo com Teles, a Prefeitura do Crato e a CDL já estão em fase de planejamento para a retomada do serviço. Uma das principais novidades do projeto será a oferta das duas primeiras horas de estacionamento de forma gratuita para os motoristas. A medida tem como objetivo atender a antigas reclamações de consumidores e comerciantes, além de estimular o movimento no centro comercial da cidade.
“A Zona Azul ajuda muito no fluxo de veículos, porque fica rotativo. Tem lojistas que param o carro o dia todo em frente à própria loja, ocupando a vaga de um cliente que viria fazer compras”, explicou Laércio Teles.
Ele ainda destacou que a gratuidade no início do uso deve facilitar a aceitação da população: “Quando se cobrava R$ 3, todo mundo reclamava do valor alto. Sendo gratuito [nas primeiras horas], acho que será mais fácil para todos”.
A instalação de placas de sinalização nos locais onde o estacionamento será permitido já está em andamento, marcando visualmente o retorno do sistema após anos sem funcionamento.
A expectativa é que, com a rotatividade das vagas, o comércio local seja beneficiado pelo aumento no fluxo de clientes, equilibrando as necessidades de trânsito, estacionamento e movimentação econômica no centro da cidade.









