O Cariri ultrapassou a marca de 200 mil pessoas inadimplentes, conforme informou Mônica Seabra, especialista da Serasa em educação financeira, durante entrevista concedida nesta quarta-feira, 26. O número acende um alerta na região, onde grande parte das dívidas está relacionada a contas básicas, como água, luz, telefone e aluguel.
O dado foi divulgado no contexto do Feirão Limpa Nome, ação nacional da Serasa que reúne 1.600 empresas parceiras e oferece negociações com descontos que podem chegar a 99%, além de parcelamentos em até 72 vezes. Somente no Ceará, são 500 mil ofertas disponíveis, com valores a partir de R$ 100 e parcelas que podem começar em R$ 9,90.
Iniciado em 3 de novembro, o feirão segue até o dia 30. Desde esta terça-feira, a Serasa ampliou o atendimento com uma central telefónica gratuita, ativa até o dia 29, especialmente voltada para consumidores com dificuldade no uso de plataformas digitais ou no atendimento presencial.
Com a proximidade do pagamento do 13.º salário, a orientação da Serasa é que consumidores endividados aproveitem o valor extra para regularizar suas pendências. “É bom utilizar esse 13.º para pagar essas dívidas, já que haverá novamente uma concessão de crédito. Pagando a primeira parcela, o nome da pessoa já fica limpo, desde que o pagamento seja feito via Pix”, explicou Mônica.
A expectativa da entidade é reduzir o número de inadimplentes na região e permitir que mais famílias iniciem as festas de fim de ano com o nome limpo e maior tranquilidade financeira.
Fonte< O Povo CBN Cariri









