O cardel norte-americano Robert Francis Prevost é o novo papa. O pontífice será chamado de papa Leão XIV, nome de sua escolha, e assume o comando da Igreja Católica após votação do conclave convocado após a morte de Francisco.
O anúncio foi feito após votação secreta na Capela Sistina, e liberação da fumaça branca na Praça São Pedro.
Prevost, que fez sua primeira aparição e discurso com pontífice, tem 69 anos, nasceu nos Estados Unidos e é conhecido como “pastor de duas pátrias”, por sua atuação missionária no Peru na década de 1980.
Quem é o papa Leão XIV?
Nascido em Chicago, nos EUA, em 14 de setembro de 1955, Robert Prevost, o Leão XIV, é o primeiro norte-americano a se tornar papa. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Robert possui dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Prevost construiu boa parte de sua trajetória na igreja católica na América Latina, onde se destacou no Peru e alcançou cargos altos da Cúria Romana
Leão XIV é formado na ordem dos agostinianos, o que trará uma visão contemplativa e missionária para o seu papado. No Vaticano, ele ocupou a função de prefeito do Dicastério para os Bispos, o órgão responsável pela formação de bispos, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Entrada na vida religiosa
O papa norte-americano emitiu seus votos solenes 29 de agosto de 1981. Robert entrou na vida religiosa quando tinha 22 anos e se formou em Teologia na União Teológica Católica de Chicago. Aos 27 anos, foi para Roma estudar direito canônico pela Universidade de São Tomás de Aquino.
Sua primeira atuação como missionário foi em 1985, enquanto preparava sua tese de doutorado. Robert foi enviado a Chulucanas, Piura, no Peru, onde ficou até 1986. No ano seguinte, terminou seu doutorado sobre “O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho”.
Em 1988, Francis Prevost integrou a missão de Trujillo, no Peru, como diretor de um projeto de formação comum para aspirantes agostianos dos vicariatos de Chulucanas, Iquitos e Apurímac. Por 11 anos, ele ocupou os cargos de Prior da comunidade (1988-1992), Diretor de Formação (1988-1998) e formador dos professos (1992-1998) e na Arquidiocese de Trujillo foi Vigário Judicial (1989-1998) e Professor de Direito Canônico, Patrística e Moral no Seminário Maior “São Carlos e São Marcelo”.
Robert somente retornou à sua terra natal, Chicago, em 2013, onde foi diretor de formação no convento de Santo Agostinho, primeiro conselheiro e vigário provincial.
O novo papa é conservador?
Robert Prevost, o novo papa, tem um perfil discreto e uma voz tranquila. Ele costuma evitar holofotes e entrevista, mas é visto dentro da igreja como um reformista, alinhado à abertura implementada no papado de Francisco.
O novo papa tem formação em teologia e é considerado conhecedor da lei canônica, a que rege a Igreja Católica.
- Informações Diário do Nordeste