sábado, 27 de junho de 2026
Cariri em Notícia
  • Início
  • ÚltimasNOVAS!
  • Brasil
  • Regionais
    • Crato
    • Juazeiro do Norte
    • Barbalha
    • Caririaçu
    • Missão Velha
  • Policial
  • Política
    • Análises
    • Negócios
  • Esportes
  • Contato
  • Rádio Web Hits CaririOUÇA!
No Result
View All Result
  • Início
  • ÚltimasNOVAS!
  • Brasil
  • Regionais
    • Crato
    • Juazeiro do Norte
    • Barbalha
    • Caririaçu
    • Missão Velha
  • Policial
  • Política
    • Análises
    • Negócios
  • Esportes
  • Contato
  • Rádio Web Hits CaririOUÇA!
No Result
View All Result
Cariri em Notícia
No Result
View All Result

Oito UPAs estão prontas e fechadas no Ceará; duas são do Cariri

Em todo o País, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 130 Unidades de Pronto Atendimento,como a de Quixeramobim (foto), estão com atestado de conclusão emitido, mas sem funcionar.

29 de julho de 2019
A A
CompartilharCompartilharCompartilharCompartilharCompartilhar

Problemas graves e urgentes são como batata quente nas mãos do Poder Público brasileiro: o Governo municipal joga para o estadual, que rebate ao federal, que devolve às esferas locais. A solução fica no limbo. Assim tem sido em relação às oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) finalizadas e abandonadas em municípios do interior do Ceará, cujos R$ 12.250.000 investidos na construção ficam mais inúteis ao propósito principal: servir à saúde da população.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Ceará “conta com nove UPAs 24h já com atestado de conclusão emitido: Acaraú, Barbalha, Boa Viagem, Cascavel, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Sobral e Tianguá”, mas ainda aguardando “contratação de pessoal e aquisição dos equipamentos para funcionamento”. A Pasta federal garante que “as unidades já foram habilitadas e estão com os repasses de incentivo financeiro de investimento efetuados”.

MaisNotícias

Infraestrutura transforma o Crato com obras em diversas áreas do município

Contorno do Crato: SOP finaliza trabalhos, garante mais mobilidade na região e fortalece economia local

No entanto, a UPA de Sobral, mencionada pelo Ministério da Saúde “está funcionando normalmente” desde quando foi inaugurada, no início deste mês, conforme a reportagem comprovou.

Em agosto do ano passado, a reportagem já havia denunciado o abandono de nove unidades, confirmado pelas respectivas prefeituras, que alegavam incapacidade financeira para manutenção dos equipamentos de saúde. Quase um ano depois, o argumento se mantém. A reportagem verificou que oito das UPAs permanecem como elefantes brancos no interior: apenas a de Jaguaribe foi inaugurada, no último dia 29 de junho, dois anos após a conclusão da obra.

Se em Sobral, a situação está regularizada, a cerca de 110 km de lá, Acaraú vive uma realidade bem distinta: com construção concluída, segundo o MS, desde 2016, a UPA do Município é, na verdade, um casarão abandonado. Aparentemente pronto, mas fechado e sem nenhum equipamento, a única vida que o prédio abrigava, quando a reportagem esteve lá, era a de um cachorro – testemunha de uma estrutura em deterioração pelo tempo e o desuso.

Quanto à UPA de Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio afirmou, em agosto passado, que “não existia demanda” no Município, que a construção havia sido “um programa eleitoreiro” e que, a partir de 2019, uma policlínica municipal passaria a funcionar no local. Até hoje, o equipamento nunca foi instalado, e o prédio segue abandonado. E por tempo indeterminado, segundo a secretária de Saúde, Pollyanna Callou. Segundo moradores, a UPA chegou a ser inaugurada, mas nunca funcionou, e materiais chegaram a ser roubados do local.

Em Boa Viagem, o prédio pronto e fechado deverá ser utilizado como Unidade Básica de Saúde (UBS) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para isso, de acordo com o secretário de Saúde, Williams Vaz, o Município aguarda autorização federal. “Precisaríamos de uma contrapartida muito alta para a UPA funcionar, mas não temos essa condição financeira. A obra foi realizada na gestão passada. Foram detectadas várias inconformidades na construção. Um processo administrativo está apurando”, completou.

Problemas

Já em Cascavel, a cerca de 62km de Fortaleza, a Prefeitura confirma a existência de uma UPA entregue e inativa desde 2012. Em nota, a gestão informou que o Governo do Estado vai “doar” os equipamentos necessários ao funcionamento da unidade, que passa por “obras de reparo necessárias por conta do período que ficou parada”. As verbas para custeio do equipamento, afirma a nota, “deverão ser obtidas por emendas parlamentares que também estão sendo viabilizadas”.

Em Juazeiro do Norte, o prédio que seria destinado à UPA no bairro Lagoa Seca foi concluído, mas nunca aberto. Mato e infiltrações ocupam as áreas externa e interna do equipamento, e itens da estrutura chegaram a ser roubados. Uma auditoria feita ano passado identificou vários itens incompatíveis com o projeto e, por isso, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte e a Procuradoria Geral do Município protocolaram Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra as empresas que executaram a obra. Após solução do imbróglio judicial, sem previsão, a UPA deve ser convertida em policlínica.

No município de Morada Nova, informa a secretária de Saúde, Luciana de Almeida Lima, a UPA deverá começar a funcionar após o atendimento das adequações físicas exigidas pelo Ministério da Saúde. Os serviços deverão ser concluídos ainda neste semestre e, segundo a titular, equipamentos clínicos e mobília estão assegurados pelo Governo do Estado.

Situação semelhante é verificada em Quixeramobim, cuja UPA está pronta e fechada desde 2016. Os móveis e ferramentas médicas, orçados em R$ 2 milhões, virão do Estado. A Secretaria de Saúde do Município informou estar em processo de planejamento para ativar a unidade, o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020.

Em Tianguá, a realidade é igual. A estrutura da UPA começou a ser construída em novembro de 2013. O prazo de entrega era de 180 dias. Mas há quase seis anos, a população espera pelos serviços de saúde que seriam oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento. De acordo com o prefeito de Tianguá, Jaydson Aguiar, as conversas com o Governo Estadual e a União para inaugurar a UPA estão avançadas. Segundo ele, na semana passada, chegou parte dos imóveis para equipar a unidade. Apesar de nunca ter funcionado, a estrutura vai precisar de reparos. A promessa é inaugurar até o fim de 2019. Quando estiver em funcionamento, a perspectiva é atender nove mil pessoas.

Readequação

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) afirmou, em nota, que envia o custeio mensal de R$ 85 mil a R$ 250 mil a todas as 36 UPAs ativas no Ceará, “a depender do porte”. Mas como o projeto de construção é tocado pelos Governos Federal e Municipal, a Pasta estadual só assume o dever de repasse a partir da inauguração.

Em maio de 2018, o Governo Federal autorizou estados e municípios a utilizarem a estrutura das UPAs inativas em outra finalidade na área da saúde (como para UBS e Caps), a fim de que não perdessem as estruturas já erguidas. Mas, segundo a Pasta, nenhum município cearense solicitou a readequação. O prazo para solicitação era junho deste ano, e foi prorrogado para novembro.       (Diário do Nordeste)

Posts Relacionados

Comunidade do São Miguel recebe nova Escola e Creche Padre Frederico Nierhoff, em noite de muita emoção
Crato

Comunidade do São Miguel recebe nova Escola e Creche Padre Frederico Nierhoff, em noite de muita emoção

18 de junho de 2026
FOTO: SITE NEWS CARIRI
Juazeiro do Norte

Sob forte comoção, Juazeiro do Norte se despede de seis vítimas de acidente com equipe campeã de basquete

16 de junho de 2026
Crato ganha nova data para curso de Justiça Restaurativa em junho
Crato

Crato ganha nova data para curso de Justiça Restaurativa em junho

15 de junho de 2026
Crato abre oficialmente as comemorações pelos 262 anos do município
Crato

Crato abre oficialmente as comemorações pelos 262 anos do município

15 de junho de 2026
Pré-inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida estão reabertas com nova adequação de renda
Crato

Pré-inscrições do Programa Minha Casa, Minha Vida estão reabertas com nova adequação de renda

15 de junho de 2026
Juazeiro do Norte se despede das vítimas de tragédia com equipe de basquete em velório coletivo
Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte se despede das vítimas de tragédia com equipe de basquete em velório coletivo

15 de junho de 2026
Festival 21 de Junho 2026 movimenta o esporte com mais de 80 jogos em diversas modalidades no final de semana
Crato

Festival 21 de Junho 2026 movimenta o esporte com mais de 80 jogos em diversas modalidades no final de semana

15 de junho de 2026
Segurança do Crato valorizada: entrega de novos uniformes
Crato

Segurança do Crato valorizada: entrega de novos uniformes

10 de junho de 2026
Load More
Next Post
Agência bancária é atacada por criminosos em Salitre

Agência bancária é atacada por criminosos em Salitre

  • Contato
  • Rádio Web Hits Cariri

© Copyright 2019-2026 Cariri em Notícia

No Result
View All Result
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Juazeiro do Norte
    • Barbalha
    • Caririaçu
    • Missão Velha
  • Policial
  • Política
  • Esportes
  • Contato
  • Rádio Web Hits Cariri

© Copyright 2019-2026 Cariri em Notícia

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

WhatsApp