Nesta terça-feira, 22, a distribuidora italiana Enel anunciou que decidiu sair do mercado do Ceará e se concentrar na distribuição de energia em São Paulo e no Rio de Janeiro. A decisão faz parte do novo plano estratégico da companhia.
O plano em questão, objetiva uma maior concentração das atividades, inclusive internacionais, tendo deixado países como Romênia, Peru e Argentina. No total, o plano prevê ainda, investimentos de R$ 202 bilhões entre 2023 e 2025 com foco em seis países: Itália, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Chile e Colômbia.
“Isso vai melhorar nossa resiliência a potenciais turbulências futuras e ampliar nossa criação de valor, beneficiando todos os nossos stakeholders e acelerando a independência energética dos nossos países-alvo”, afirmou o o presidente da companhia, Francesco Starace.
Nesse sentido, a estratégia da empresa é de ter um reposicionamento geográfico dos negócios. A venda no Ceará, segundo a empresa, tem como objetivo “ampliar o foco nas redes de distribuição nas megacidades”. Espera-se que o plano de vendas da empresa esteja completo até o final de 2023.